05 dicas de como se refrescar no calor

Todo mundo tem a mesma dúvida de como se refrescar no calor, não é mesmo? Até porque, passar calor não é nada agradável. O corpo fica mole, suado e o cansaço bate mais forte no fim do dia. Sendo assim, hidratar-se nessa época é fundamental. 

E não estamos falando só de usar um hidratante no corpo, mas de consumir alimentos que contém mais água, abusar de frutas, chás e outras bebidas sem açúcar, cuidados com a casa que deixem o ambiente mais fresco, e uma série de outras dicas. 

O verão é uma estação em que o consumo de água e energia sobe muito. Isto acontece porque a maior parte das alternativas para refrescar o corpo e o ambiente envolvem muita eletricidade e água. No entanto, é possível sobreviver a esse calor de um jeito mais sustentável. 

Banho nunca é demais, e nessa época do ano ajuda a controlar o calor corporal. Por isso, tome quantos banhos você quiser mas lembre-se da economia d’água. É interessante vestir as roupas úmidas logo ao sair do banho, assim, elas vão secar no seu corpo e você se sentirá fresco por mais tempo.

Os dias quentes podem nos causar diversos incômodos que, se em excesso ou ignorados, podem evoluir para um mal-estar mais sério, como, por exemplo, um caso grave de insolação ou de desidratação. 

E para saber como se refrescar no calor e combatê-lo quando sentido em excesso e evitar que esses incômodos virem problemas mais sérios, separamos 05 dicas de coisas simples que podem ser feitas no dia-a-dia para refrescar, sem causar um enorme impacto ambiental.

Saiba como se refrescar no calor com nossas dicas

Aparelhos eletrônicos também ajudam

No trabalho ou em casa aproveite a oitava maravilha do mundo chamada ar-condicionado. Quando chegar em casa depois de um dia super cansativo e agitado, tome um banho, ligue o ar e reserve um tempo para relaxar, se quiser pode até colocar uma música e curtir o momento. Faça isso antes de qualquer outra coisa, pois acalmar o corpo e os pensamentos faz com que a sua temperatura corporal estabilize e com isso, o calor também diminui. 

No trabalho, se o dia estiver quente e você tiver espaço, prefira não sair para almoçar, traga algo de casa ou peça delivery. Isso vai evitar aquela sensação de calor excessivo misturado com o sono de depois do almoço, e sua tarde será mais produtiva.

Por mais que o conforto térmico oferecido pelo ar-condicionado seja muito mais atrativo, o seu consumo energético é justamente o oposto disso. Por isso, o ventilador de chão é ainda mais econômico e atrativo quando mexe no seu bolso.

Um jeito simples de usar o ventilador para dar uma refrigerada no ambiente é colocando água ou gelo próximo ao aparelho. A sugestão, para evitar o desperdício de água, é utilizar garrafas para fazer gelo, colocá-las em frente ao aparelho e quando derreter, reaproveitar essa água para o próprio consumo ou repetir o congelamento.

Hidratação é essencial

Nos dias quentes costumamos perder muito líquido, o que pode resultar em fortes dores de cabeça, náuseas e até febre. Manter-se hidratado, além de evitar esse desconfortos, ajuda o seu corpo a equilibrar a temperatura, aliviando a sensação de calor. Ou seja, o mais indicado é preferir sempre água, sucos e isotônicos. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.

A região da cabeça é um dos principais dispersores de calor em nosso corpo, então ao refrescar a região da nuca, a sensação de se sentir melhor é praticamente automaticamente, diminuindo bastante a sensação de desânimo e moleza. Para refrescar a nuca basta de um pouco de água gelada, pode-se utilizar panos, compressas, ou qualquer outro tipo de material que ajude a refrescar a região.

Outro exemplo que ajuda muito a se refrescar, é realizar uma sessão de “escalda-pés” com água gelada. Além disso, molhar as roupas com água fria também auxiliam a satisfazer a sensação de calor. Essas dicas ajudam a refrescar pois, quanto mais contato o nosso corpo quente tiver com elementos de temperaturas mais baixas, maior será o mecanismo natural do nosso corpo para perder temperatura.

Cuidados para ter uma boa noite de sono

Para ter uma boa noite de sono no calor, é fundamental que o ambiente esteja arejado. Se o calor está tão intenso que tem feito você perder o sono, talvez seja a hora de apelar para uma técnica antiga e eficiente: usar uma toalha úmida para se cobrir durante a noite. 

Enquanto ela seca, ajuda a resfriar o corpo e te dá mais conforto para ter um sono tranquilo. Isso também pode ser feito com pequenas toalhas de rosto, colocadas sobre a testa ou nuca. Outra ideia é direcionar seu ventilador para sua cama. Na frente dele, coloque uma bacia com gelo. O ar vai soprar geladinho – e com maior umidade – em sua direção!

Se você mora em um sobrado ou em prédio, tente passar o maior tempo possível nos andares inferiores. Por um princípio científico, a tendência é de que o ar quente suba, enquanto o ar frio desce, é até por isso que o chão é mais “geladinho” tendo gente que deita nele para se refrescar. Assim, em prédios ou casas, além do sol bater com mais intensidade nos locais mais próximos ao telhado, o calor também tende a se alojar nesses espaços.

A sensação de sono após o almoço acontece naturalmente, independentemente da temperatura. Mas nos dias mais quentes, essa sensação pode ser mais forte, e fazer um breve cochilo pode ser ainda mais benéfico para se recuperar do desânimo e indisposição causados pelo calor. Se você tiver como realizar um breve cochilo, experimente e veja se te ajuda!

Cuide de você

Às vezes tudo o que você precisa para espantar o calor é recorrer ao antigo método de sentar-se à sombra e descansar. Por exemplo, se você precisa andar de um ponto a outro em um dia quente, tudo bem parar por cinco ou dez minutos debaixo de uma árvore e se refrescar. Essa atitude pode evitar problemas de saúde e até maus súbitos causados pelo calor excessivo.

Sempre que possível, evite ir às ruas quando o sol está muito alto e forte. Organize sua rotina para que, principalmente as atividades físicas, sejam feitas na primeira parte da manhã ou depois das 17h, quando o sol começa a enfraquecer. Agora, se sair no sol é a única alternativa, tenha sempre uma sombrinha em mãos. 

Evite ao máximo o sol nos dias quentes, e se for necessário se expor ao sol, tente sair para a rua antes das dez horas da manhã ou após as quatro horas da tarde. Ou então, capriche no protetor solar, leve um chapéu ou uma sombrinha, mesmo que você consiga andar na sombra. 

Nos dias muito quentes, evite usar roupas escuras e pesadas. Dê preferência aos tecidos mais leves e com cores claras, dessa forma a transpiração acontece com mais facilidade e com menos sofrimento. As cores claras costumam a absorver menos calor, ajudando a evitar um “superaquecimento” do nosso corpo.

Outra dica para diminuir os incômodos causados pelo calor, é evitar alimentos pesados. Evite os alimentos que demoram mais para serem digeridos e aposte em alimentos leves, como frutas e verduras. Ah e não se esqueça de beber muita água. Em dias muito quentes o próprio organismo não costuma reagir bem a comidas pesadas ou com muita gordura. 

Sua casa também merece atenção

Existe jeito melhor de se refrescar do que tomando um bom banho? Já que está calor, tome banhos frios. Isso ajuda a economizar muita energia e ainda evita que você saia do chuveiro já suando novamente, mas se lembre de economizar água também. 

A outra dica é trocar os banhos excessivos por uma garrafinha com um spray na ponta. Assim, em momentos de muito calor, bastam algumas borrifadas no rosto ou na nuca para refrescar o organismo. O gasto de água desta opção é ínfimo em relação ao chuveiro e você também pode usar uma água geladinha para deixar ainda melhor.

Para aproveitar a ventilação natural, a melhor alternativa é deixar o máximo de espaço possível para que o vento entre e circule dentro de casa. Deixe as janelas abertas também durante o banho, para evitar que o calor se acumule no espaço do boxe ou por todo o banheiro. 

Aí vai mais uma dica, não apenas para te deixar mais confortável no calor, mas para gerar economias na conta de luz: troque as lâmpadas incandescentes pelas de LED, pois esse tipo de lâmpada não esquenta, dura muito mais e gasta menos energia. 

Além disso, as plantas não servem só para decorar a casa, mas diminuem a sensação térmica dos ambientes em que estão por transpirar e deixar o ambiente mais úmido, mas sempre lembrando de regá-las com frequência.

Visite o Arca Parque

Você e sua família querem um programa fresco e divertido para as férias ou fins de semana de verão? Nada melhor que passar um dia inteiro nadando, escorregando no tobogã, praticando atividades aquáticas e curtindo a vida com 0% de calor. 

Então programe-se para visitar o Arca Parque, acesse nosso site e adquira os ingressos day use e das atrações que temos, como por exemplo, Passeio de Stand Up Paddle, Caiaque, à Cavalo, e muito mais!

Se quer conhecer melhor o parque aquático para você fugir do calor, leia outro texto do nosso blog em que te explicamos como aproveitar cada segundo no Arca Parque.