06 dicas para tirar fotos na natureza

Muitas vezes queremos tirar fotos na natureza e nos deparamos com um belíssimo pôr do sol encontrando as montanhas ou, até mesmo, viajamos para o campo tendo diversas oportunidades de registrar um momento belíssimo com o smartphone mas, quando fotografamos, não fica bem como nossos olhos estão vivenciando, não é mesmo? 

Seja com o sol nascendo ou se pondo em meio aqueles tons de amarelo e laranja incríveis, durante uma tempestade em que o céu se transforma num jardim de raios, ao encontrar uma floresta ou, simplesmente, ao descobrir uma borboleta diferente no jardim, a natureza sempre nos surpreende.

O que muitas vezes acontece é que não conseguimos fazer a foto mostrar exatamente o que vimos, parece que falta alguma coisa. Se você está sempre registrando momentos mas busca maior qualidade nas fotos, escrevemos este texto para te ajudar.  Separamos 06 dicas que vão fazer suas fotos feitas com o smartphone ficarem ainda melhores.

Dicas para tirar as melhores fotos na natureza

Preste atenção no horizonte

Para fotografar uma paisagem o ideal é o sentido horizontal. Tenha muita atenção na hora em que estiver tirando fotos na natureza para enquadrar a paisagem na tela da câmera,  pois irá te ajudar bastante a levar a atenção das pessoas para onde você quer. Com o passar do tempo isto será com um movimento automático, e você vai estar sempre tentando adicionar o horizonte em suas fotos.

Pode-se utilizar a regra dos terços, que tem como premissa a divisão da imagem em duas linhas horizontais e duas verticais, formando uma moldura interna, em que os pontos de encontro são os locais onde os olhos têm maior atenção, como guia inicial. Hoje em dia, os celulares já possuem grids com essas linhas no visor da própria câmera para auxiliar a hora da fotografia.

Tenha cuidado com o sol

A luz do sol pode ajudar e muito na hora de fotografar, mas quando você quer que o sol seja o protagonista das fotos na natureza a coisa é diferente. Um dos problemas é que quando ele entra em cena, o seu brilho em excesso faz com que todo o resto fique escuro em meio a uma luz extrema, não é?

Por isso, a dica é que você se posicione de costas para a luz do sol ou, se necessário que ele esteja à sua frente, utilize as mãos ou outro objeto para criar uma proteção para a câmera, evitando assim que a luz bata diretamente sobre a lente. E saber como enquadrar o sol em suas fotos é algo importante, não apenas por questões estéticas. Saber onde e como enquadrar o sol em suas fotos, principalmente usando smartphone, ajudar a manter reflexos sobre controle.

Escolha o horário perfeito

Se você quer mesmo fazer fotografia de natureza precisa aprender a acordar cedo, pois, na maioria das vezes, a luz da manhã é uma das melhores, a do fim da tarde pode ser sua segunda opção. Nesses períodos, a luz dourada do sol é capaz de gerar um efeito muito melhor na imagem e as paisagens ganham vida. As sombras, principalmente em dias com poucas nuvens, também podem proporcionar um incrível contraste entre o claro e o escuro. 

Obviamente, que não se trata de uma regra rígida, tem a exceção. Por exemplo, se a ideia é fazer um bom contraste com preto e branco com as paisagens da natureza, a parte da tarde pode ser o momento ideal. Já que na contraluz podemos ver melhor os contornos de um objeto e destacar o translúcido.

Mas você também pode usar as tempestades, vento, neblina, nuvens dramáticas, sol brilhando através do céu escuro, arco-íris, pôr-do-sol e nascer do sol, etc em suas fotos na natureza ao trabalhar com essas variações de clima, sem precisar aguardar o próximo dia ensolarado com céu azul.

Mude o seu ponto de vista

Dedique mais tempo na produção de suas fotos – principalmente em encontrar um ponto de vista mais interessante para produzir suas fotos. Isso pode começar na tentativa de encontrar um ponto diferente para fotografar. Fuja dos cliques que todo mundo faz e busque ângulos novos, detalhes quase imperceptíveis e serão esses detalhes que farão a diferença no seu trabalho por explorar o ambiente a fundo.

Lembre-se quando estiver tirando fotos da natureza de manter o respeito em relação a ela, evite maltratá-la em busca do cenário que te interessa para as fotos na natureza. Respeite como ela está e capture o melhor de cada planta ou animal sem que isso represente algum tipo de interferência na vida deles, certeza que não faltarão espetáculos para tirar fotos na natureza.

Alinhamento do celular

Uma das dicas mais básicas para uma bela foto da natureza que podem prejudicar e muito o resultado de uma foto do horizonte é deixar o celular meio “torto” na hora do clique. Por isso, a nossa sugestão é que você alinhe o celular com um certo equilíbrio, acompanhando as linhas da paisagem. 

A maioria dos celulares colocam na tela uma espécie de “grade”, utilize para deixar a foto mais reta possível, seja com apoio de tripés, ou simplesmente com o equilíbrio das próprias mãos. Se não conseguir na hora de tirar a foto, a maioria dos smartphones permitem que você alinhe na edição de imagem, o que é muito bom também e ajuda a equilibrar as fotos na natureza antes de compartilhar.

Foco e zoom

A primeira coisa a ser conferida quando se usa a câmera do celular é o foco. Se ele não estiver ajustado, não há chances da foto ficar boa. Primeiro, decida qual é o objeto/pessoa das fotos na natureza que deverá ser destacado(a). Se ele(a) estiver desfocado(a), toque em cima dele(a) até que o ajuste seja feito.

O zoom das câmeras dos smartphones não é tão bom, mesmo que aproxime a imagem com nitidez, mas o recurso não é suficiente para que a foto continue com a qualidade oferecida pelo smartphone. Uma alternativa é tirar a foto normal e depois recortá-la. Se ela estiver na qualidade máxima, ao ser diminuída, a qualidade permanecerá boa.

Mas lembre-se que técnica não é tudo! É preciso que você treine bastante o seu olhar para conseguir ver os mínimos detalhes que fazem a diferença na hora de tirar fotos na natureza e assim obter imagens desses momentos e torná-los inesquecíveis. 

A qualidade de uma foto está diretamente ligada à qualidade da câmera. Smartphones com câmeras melhores vão tirar fotos melhores, mesmo sem você se esforçar muito. Destacamos isso para que você saiba que mesmo com as dicas acima, limitações vão existir devido à qualidade de sua câmera, tais como fotos em situações de baixa luminosidade.

Seguem fotos na natureza para te inspirar

Com isso em mente, a dica é visitar o Arca Parque para realizar atividades aquáticas, fazer um tour no Encantário de Pássaros e na Fazendinha de Noé e curtir o fim de semana com a Turma do Arca, além de ter contato com a natureza para tirar as tão sonhadas fotos. Você adquire os ingressos e tem mais informações acessando nosso site. E, quando postar as fotos na natureza que você tirou, marque nosso Instagram @arcaparque e adicione a #arcaparque. Estaremos te acompanhando!