5 coisas legais para fazer em família

Muitos pais sofrem para encontrar coisas legais para fazer em família porque têm pouco tempo livre e se sentem frustrados, sem condições de planejar programas especiais para fazer com os filhos. 

O maior equívoco que os pais cometem é imaginar que, para que um programa em família seja realmente especial, é preciso fazer um longo planejamento ou mesmo viajar longas distâncias para destinos turísticos. 

A verdade é que, em primeiro lugar, só de fazer atividades em família, já são criadas memórias especiais nos pais e crianças e, em segundo lugar, próximo de casa sempre existem ótimas coisas legais para fazer em família e trazer muita qualidade para o pouco tempo que se tem com os filhos. Acompanhe a seguir 5 coisas legais para fazer em família.

Visitar um parque da cidade

O Brasil é um país muito privilegiado, por ter grandes espaços e muito verde é comum encontrar parques públicos muito legais para visitar e passar o dia com a família. Em Goiânia, por exemplo, temos o lindo Parque Areião,Vaca Brava, Parque Flamboyant, Parque Cascavel, Jardim Botânico, entre outras tantas opções.

Os parques da cidade são muito arborizados e costumam ter playgrounds para as crianças, lanchonetes, sorveterias e muita comida de rua, mas também são ótimos para realizar um piquenique e passar a tarde relaxando e brincando com os filhos.

Dentre as coisas legais para fazer em família nos parques da cidade estão o contato com os macacos e outros animais e passarinhos, passear e brincar com o pet da família, jogar bola com os filhos e passar o dia apreciando a natureza e conhecendo outras famílias.

Os parques de Goiânia também contam sempre com atividades legais, que são promovidas pela prefeitura, por empresas ou mesmo para os próprios moradores e permitem que a família se surpreenda positivamente, podendo aproveitar momentos especiais.

Muitas vezes são feiras, exposições, apresentações artísticas, shows, brinquedos para as crianças, festivais de comida, gincanas, eventos esportivos, entre outras atividades que podem chamar a atenção, divertir e até ensinar coisas novas e especiais.

Assistir um filme em família

Um das coisas legais para fazer em família e que não exige muito tempo disponível e nem muito planejamento é assistir um filme, seja em casa ou no cinema. Além de ser um programa tranquilo e que não exige muito dos pais – que várias vezes estão bem cansados da rotina diária – os filmes são ótimas formas de ensinar os filhos e de criar conexões fortes entre todos da família, com a construção de referências em comum e estreitamento dos laços de afeto, carinho que influenciam positivamente no relacionamento entre pais e filhos, filhos e seus irmãos.

Outra coisa legal é que esse tipo de programa não precisa ser feito no fim de semana, dá para ver um filme em família em casa, depois que os pais chegam do trabalho. É simples demais estourar uma pipoca, juntar todo mundo na sala de estar e curtir uma hora e meia, duas horas de diversão, conhecendo um mundo novo sem sair de casa! 

Você não precisa nem perder muito tempo para escolher filmes – ou locar filmes, como era antigamente – já que existem plataformas só para filmes e séries, como a Netflix e o Amazon Prime, por exemplo, que têm grandes catálogos, inclusive com indicações. Veja aqui uma lista de filmes para assistir em família e comece a programar a próxima sessão.

Uma tarde no shopping center

O shopping center costuma ter um cinema para fazer aquela sessão pipoca com os filhos, mas também tem muitas outras coisas legais para fazer em família. Dá para sair de casa num dia do final de semana para almoçar e passar a tarde curtindo atividades diversas em um único local, onde todos da família podem realizar seus desejos de diversão.

Dá para comer em restaurantes temáticos, aproveitar pratos especiais, visitar lojas e fazer compras juntos, visitar o salão de beleza para fazer as unhas ou cuidar do visual, escolher livros ou discos legais e fazer muitas outras coisas legais, afinal os shoppings tem uma grande variedade de opções para atender a todos os tipos de famílias.

Um dos programas em família mais requisitados e divertidos para todos é o boliche, que muitas vezes também é uma atração no shopping center. Jogar boliche é uma forma de incluir todos, pais, filhos, homens, mulheres e crianças de todas as idades, em uma disputa esportiva saudável e que qualquer um pode brincar, pontuar e divertir.

Os boliches são tão perfeitos para famílias que é comum que eles contem com fliperamas, cardápios infantis, comidas de diferentes tipos, bolas infantis para jogar, entre outras características pensadas justamente para agradar famílias inteiras que visitam o local.

Os pais também podem aproveitar o dia no shopping para comprar algum item que desejam e realizar serviços diversos enquanto os filhos aproveitam as áreas de lazer, permitindo que o tempo seja aproveitado ao máximo. 

Visitar o campo

Não faltam coisas legais para fazer em família no campo. Visitar uma fazenda ou uma chácara na saída da cidade é uma ótima forma de dar aquela escapadinha em família no final de semana. 

A “roça” como é conhecida genericamente pelos goianienses, pode ter cavalos para passear, cachoeiras e córregos para tomar banho, animais silvestres para observar e também animais típicos de fazenda, como vacas, galinhas, cachorros, entre outros, que sempre chamam a atenção das crianças.

Os pais podem aproveitar a tranquilidade da fazenda também para recarregar as baterias e retornar à cidade cheios de energia e motivação para lidar com a rotina do dia a dia, os avós também vão adorar ir à roça e ter contato com a natureza.

Dentre as coisas legais para fazer em família estão os churrascos, em que todos podem ajudar no preparo – inclusive as crianças – e criar momentos especiais. Em Goiás, além dos churrascos, também existem as pamonhadas que tem o mesmo efeito. 

Nesse tipo de atividade, são estreitados os laços de pais, filhos e avós, com todos tendo um papel no preparo dos alimentos. É um momento para aprender uns com os outros, criar tradições, produzindo alimentos deliciosos para aproveitar juntos.

Outras atividades muito legais são os jogos de tabuleiro e baralho, as brincadeiras e os momentos em que todos simplesmente ficam conversando e aproveitando o momento de proximidade – que pode ser em volta de uma fogueira, sentados debaixo de uma árvore ou na mesa de jantar.

Passa o dia no parque aquático

Parques aquáticos são opções perfeitas para a família se divertir em um ambiente seguro e estruturado. Ao contrário das fazendas e chácaras, onde, na maioria das vezes, é preciso que todos façam sua parte na organização e na manutenção do local, no cuidado com as crianças e no preparo das atividades e dos alimentos, os parques aquáticos oferecem segurança, atendimento e serviços completos para que toda a família se divirta sem preocupações.

Nos parques aquáticos existem brinquedos para adultos e crianças, atividades diversas que são promovidas pela equipe de funcionários para crianças, jovens, adultos e idosos, além de opções de comes e bebes diversos saborosos.

Os melhores parques aquáticos têm suas piscinas sempre limpas, salva-vidas e equipes de primeiros socorros à disposição para atender ao público. Além disso, também existem atrações exclusivas de cada parque, que podem tornar a experiência em família única e inesquecível para todos.

No Arca Parque sobram coisas legais para fazer em família

Localizado em Trindade, dentro da região metropolitana de Goiânia, o Arca Parque é o lugar perfeito para fazer coisas legais em família. Com a temática da Arca de Noé, o local conta com todas as atrações que você espera de um parque aquático, mas também oferece um contato especial com a natureza e com os animais, sempre de forma segura e muito divertida para toda a família.

Além das piscinas de água quente adulta e infantil, que conta com playground aquático para as crianças, o Arca Parque também conta com um restaurante completo com pratos para todos os gostos e sanduíches deliciosos e também espaço para a realização de reuniões familiares com churrasco e estrutura para praticar diversas atividades.

O parque tem como diferencial a grande área verde e lago para a prática de pedalinho, remo, caiaque, StandUp Paddle e o Water Ball, tudo isso disponível pessoas de todas as idades. O redário cercado pela natureza é perfeito para relaxar, mas quem quiser pode também conhecer as áreas verdes fazendo caminhadas ou passeando a cavalo ou pônei para as crianças.

Seguindo a temática da Arca de Noé, o parque conta com um haras, um encantário de pássaros e a incrível fazendinha com mini animais, atrações que possibilitam o contato seguro dos visitantes com animais de diferentes espécies e encantam adultos e crianças da mesma forma. Saiba mais sobre a fazendinha do Arca Parque.

Coisas legais para fazer em família não faltam e vocês podem curtir momentos especiais e inesquecíveis no Arca Parque, um espaço construído para a família e que, inclusive, oferece preços diferenciados para crianças e idosos, tudo para permitir que o programa familiar seja completo. Acesse a loja do Arca Parque e garanta o passaporte de sua família. Vem pro Arca!