5 dicas para planejar sua viagem em família

Uma viagem em família pode se tornar um verdadeiro caos se alguns aspectos não forem bem planejados. Desde a logística de hospedagem, traslado e transporte, até manter os filhos tranquilos e distraídos durante a viagem, os pais devem pensar em tudo com antecedência para ter uma viagem cheia de momentos tranquilos e felizes. 

Veja 5 dicas para planejar sua próxima viagem em família e garantir mais segurança para todos. Construa memórias incríveis para todos aumentando as chances de criar situações positivas e inesquecíveis!

Escolha a hospedagem com cuidado

Na hora de escolher onde a família ficará hospedada, leve em consideração as necessidades de cada membro da família, para evitar problemas que vão de leves incômodos a verdadeiras dores de cabeça. 

Quem tem bebês na família, pode buscar hotéis “baby friendly”, com quartos equipados e que não tenham tanta poluição sonora. Também é importante perguntar se o hotel possui uma copa baby, que é uma cozinha específica disponível para que os pais possam preparar as comidinhas de seus bebês. 

As copas baby costumam ter cadeirinha, cooktop, microondas, liquidificador, panelas, tábuas, peneiras, talheres, água, entre outras coisas que facilitam a vida dos pais durante a viagem em família.

Já famílias com crianças mais velhas podem buscar hotéis com opções de lazer, para que as crianças possam brincar e se divertir com segurança, mesmo quando os pais quiserem parar para descansar um pouco no quarto. 

Se têm filhos adolescentes, que podem querer passear pela cidade, procure hotéis próximos de shopping centers ou atrações turísticas específicas, o que facilita a locomoção dos jovens e dá mais segurança para os pais.

Agora, se você for ficar em um apartamento ou casa alugada, nem sempre vai ter a estrutura perfeita, mas sua família poderá ficar mais tempo junta, aproveitando os programas em família e também os momentos de descanso na sala ou área de lazer que também pode estar disponível no imóvel.

Na hora de alugar, pense no que realmente é crucial de se ter no local, a quantidade de quartos, as camas, a estrutura da cozinha, as opções de lazer, a segurança do imóvel e muito mais.

Procure os hotéis ou imóveis para temporada em sites como o Booking, Airbnb, entre outros, e você poderá verificar também reviews de outros hóspedes, com opiniões importantes sobre a estrutura, atendimento, segurança e outros aspectos importantes.

Atenção aos itens de primeira necessidade

Durante o planejamento da viagem em família, não esqueça de fazer uma lista com todos os ítens de primeira necessidade, aqueles que não podem ser esquecidos em casa de jeito nenhum para evitar problemas durante a viagem. Dependendo do destino da família, até roupas e itens de higiene pessoal devem entrar nesta lista, afinal não é todo lugar que têm lojas disponíveis para suprir as necessidades da família.

Separe os medicamentos essenciais para os adultos e crianças, sempre com cuidado para que estes não sejam danificados durante o traslado, e pense também em como você vai guardá-los, para que eles não fiquem acessíveis às crianças pequenas durante a viagem.

Da mesma forma, aqueles produtos cosméticos, equipamentos eletrônicos, alimentos e bebidas específicos e acessórios diversos que você teme não encontrar no destino, devem entrar nessa lista e é importante também conversar com os filhos para que eles também contribuem na hora de montar a lista. Obviamente que sempre com a última palavra sendo dos pais.

Aproveite este momento para incluir as crianças no planejamento da viagem, inclusive ensinando a elas sobre o que é importante se ter durante a viagem e porque alguns itens que eles desejam levar não são ideais, seja pelas condições do destino, pelos programas que a família irá fazer ou mesmo pela limitação na bagagem que pode ser levada.

Em conjunto planeje a programação da viagem em família

Juntar toda a família para falar sobre o destino e as atrações que ele oferece é uma ótima ideia, não só para poder se planejar melhor, mas também para já começar a estreitar os laços e aumentar as expectativas para a viagem em família.

Procure se informar sobre as atrações para os pequenos, os jovens e os adultos e faça um apanhado daquelas que podem ser realizadas em família e daquelas que dá para curtir também em separado, sem que isso prejudique a programação da família.

Depois, com estas opções em mãos, chame os filhos e comece a determinar o que a família vai fazer durante a viagem. Podem ser parques, restaurantes, praças, atrações artísticas, museus e diversos eventos e atividades, tudo depende de qual é o destino e dos interesses de cada um dos familiares.

Faça acordos com seus filhos e delegue tarefas

Aproveite o momento da viagem para oferecer mais autonomia para seus filhos. Sempre há aquele filho que adora tirar fotos e pode ser o fotógrafo oficial da família, ou um dos pais que é melhor para organizar documentos do que o outro, por exemplo.

Você pode deixar tarefas mais simples aos filhos – mesmo os menores – como pesquisar quais as melhores opções de restaurantes perto do hotel, pedir serviço de quarto, verificar no mapa o smartphone o caminho para ir até uma atração, entre outras, tudo para manter os filhos distraídos e incluídos na organização da viagem.

Também é importante fazer acordos com os filhos. Coisinhas pequenas, mas que podem tornar a viagem mais legal, tanto para pais quanto para filhos, como ganhar um sorvete no fim do dia se obedecer os pais ou mesmo permitir que o jovem saia para se divertir, desde que ele mantenha o contato e volte para o hotel dentro de um período razoável, acordos que dão um senso de responsabilidade para os filhos e permitem aos pais ter um pouco mais de liberdade para curtir a viagem.

Se planeje para o traslado

Se a viagem é de carro, confira com antecedência o trajeto e onde a família poderá parar para comer e dormir durante a viagem até o destino. Procure saber quais rodovias estão em melhor estado, onde o pedágio é menor, se o trajeto é seguro, se a apólice do seu veículo está em dia e se o carro está nas condições ideais para viajar. Nunca saia em uma viagem de família sem antes fazer a revisão do seu veículo.

Ficar horas e horas sentados durante a viagem faz com que as crianças fiquem inquietas e os adultos mais irritáveis. Para ter mais tranquilidade, procure disponibilizar no veículo brinquedos, jogos, músicas, entre outras coisas que ajudem os filhos a ficarem distraídos durante a viagem. Pense também em atividades que vocês podem fazer em família dentro do carro, como contar os carros de tal cor, cantar juntos, fazer algumas rodadas de stop (adedonha).

Já para viagens de avião, a preocupação deve estar em chegar a tempo no aeroporto, fazer os check-ins necessários, preparar as malas para não ter que pagar valores extra não planejados e também organizar a logística de transporte do aeroporto para o destino final.

Com relação às atividades para manter a família ocupada durante a viagem, alguns voos disponibilizam conteúdos como filmes e séries adultas e infantis, músicas, jogos eletrônicos e diversas outras atividades que, se não são realizadas em família, pelo menos ajudam a manter todos tranquilos e distraídos até chegar ao destino. 

Arca Parque: viagem em família descomplicada

Localizado dentro da região metropolitana de Goiânia, o Arca Parque é um ótimo destino para viagens em família! A grande Goiânia conta com hotéis, apartamentos e casas de temporada disponíveis e bem estruturados para receber famílias grandes e pequenas, mas o melhor é a proximidade com o Arca Parque.

Se hospedando em qualquer lugar da grande Goiânia, você e sua família poderão se deslocar para o Arca Parque para um dia de diversão, aproveitando piscinas de água quente, parquinho para as crianças e diversas atividades que aproveitam a proximidade com a natureza e a ótima estrutura do parque.

No Arca Parque, você e sua família irão se encantar com a Fazendinha de mini animais e o encantário de pássaros, além do Haras com cavalos e pôneis. A proximidade com os animais é uma realidade no Arca, mas sempre em um ambiente seguro e controlado, para que os pais e as crianças apreciem ao máximo as atrações.

E tem mais, no Arca é possível realizar eventos familiares completos, com churrasco, gincanas e outras atividades, aproveitando o contato com o verde e uma estrutura com restaurante e funcionários prontos para oferecer toda a assistência.

O Arca Parque conta com preços diferenciados para adultos, crianças e idosos, para que toda a família possa curtir sem prejudicar o orçamento e você pode adquirir ingressos para o próximo programa em família aqui! 

Se você está planejando a próxima viagem em família para Goiânia e região, aproveite para visitar o Arca Parque e criar momentos especiais em um ambiente seguro, confortável e cheio de atrações incríveis para adultos e crianças. Vem pro Arca!