A importância do contato com a natureza para seu filho

Em meio a rotina agitada do dia a dia, manter um contato com a natureza pode ser uma tarefa complicada, ainda mais para as crianças, que estão passando cada vez mais tempo dentro de casa ligadas em aparelhos eletrônicos. 

É provável que as memórias da infância dos idosos do futuro não envolvam subir em árvores, chupar uma laranja colhida direto do pé ou mesmo se atolar numa poça de lama, como faziam nossos pais e avós. A terceira idade do século XXI vai lembrar mais de jogos de videogame, brinquedos super tecnológicos, programas de televisão e aparatos de tela possíveis de ser carregados para qualquer lugar. 

Para a maioria dos pais que trabalham fora, e não têm muito tempo para levar os filhos para passear em lugares calmos e tranquilos, o período de férias é ideal para promover o contato das crianças com a natureza, viajando para o campo e, de quebra, fortalecer os vínculos afetivos. 

E tudo bem que as brincadeiras e os interesses tenham mudado, mas perder totalmente o contato com a natureza é algo que coloca, sim, as crianças de hoje em dia em desvantagem em relação aos nossos antepassados.

Por mais que esse comportamento tenha se tornado cada vez mais comum, é importante fazer o questionamento: O uso do equipamento eletrônico está fazendo bem ao meu filho ou está apenas roubando o tempo e impossibilitando de aproveitar a infância em contato com a natureza?

Para que as crianças gostem do meio ambiente, é necessário estimulá-las, desde cedo, a terem contato com a terra e a água para respeitarem e valorizarem a natureza. Isso fará com que elas apreciem o mundo natural, contribuindo, durante a infância e no futuro, com o equilíbrio e preservação dele.

Além disso, ter contato com pequenos animais, como pássaros, formigas, patos, galinhas, tartaruga, minhoca, peixe, tatu-bolinha, ajuda no desenvolvimento saudável e feliz das crianças e melhora o entendimento delas nas elaborações do que é limpeza, diferenças de alimentação, moradia, hábitos, etc. 

Entenda como o contato com a natureza é bom para os pequenos

O contato com a natureza ajuda a fugir da rotina estressante e recarrega nossas energias para enfrentar os desafios do cotidiano. Além disso, registra todos os marcos mais importantes da infância de uma criança, a torna mais saudável e contribui para o desenvolvimento infantil, como, por exemplo, ensinar a criança a ter independência desde cedo, estimulando uma relação saudável e sustentável.

Favorece o sistema imunológico

São muitos os benefícios da relação com o ambiente verde, como o desenvolvimento da criatividade, pois quando os pequenos estão na natureza exploram o meio, brincam e criam imunidade. Inclusive, especialistas afirmam que o contato com alguns microrganismos é importante e pode ajudar no funcionamento correto do sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, criando assim anticorpos  e melhorando a resistência para enfrentar uma infecção. 

Quanto maior contato com agentes microbianos, maior é a força do sistema imunológico infantil, muitas vezes, ainda em desenvolvimento. E esse é mesmo um dos benefícios de poder soltar a imaginação sem as restrições e limitações que um aparelho apresenta. Se isso puder ser feito num parque, numa praia ou até numa horta, melhor ainda!

Estimula o aspecto sensorial

Nas grandes cidades, as crianças estão recebendo estímulos sensoriais constantemente. O problema é que esses estímulos, muitas vezes, se tornam repetitivos e passam a não agregar mais nada no universo infantil. Por outro lado, o contato com a mãe natureza proporciona experiências novas, fazendo com que as crianças descubram um universo inexplorado.

O meio ambiente está repleto de cores, formas, sons e tantos outros elementos que muitas crianças ainda não tiveram um contato mais profundo. Andar descalço na terra, interagir com animais, sentir o ar puro do campo e outras atividades estimulam os sentidos da criança, deixando-o mais apurados.

Aprimora a capacidade de aprendizado e criatividade

O contato com a natureza para as crianças é um fator que contribui para aumentar a criatividade dos pequenos, uma vez que proporciona novas experiências que vão liberar todo o poder de criatividade que existe no universo infantil.

Na natureza as crianças se sentem mais livres para colocar a criatividade em prática. Isso se deve ao fato de que o contato com o novo contribui para liberar novos estímulos e percepções. A criança pode, por exemplo, criar brinquedos com os elementos da natureza ou inventar uma brincadeira que se passe no meio de um campo.

Melhora o desempenho físico

Em grandes cidades, onde as crianças passam grande parte do tempo dentro de casa, a prática de exercícios não é comum entre os pequenos. Mas o contato com a natureza permite que eles se exercitem muito mais ao saltar, correr, brincar, etc.

Consequentemente, é possível notar uma melhora no desempenho físico das crianças, através do fortalecimento do sistema muscular e da melhor disposição para a prática de atividades. É importante estimular hábitos saudáveis desde cedo para que, no futuro, as crianças se tornem adulto conscientes em relação à importância da natureza para nossa vida.

Aumenta os níveis de Vitamina D

Ao praticar atividades ao ar livre você aumenta sua exposição ao sol e consequentemente a quantidade de Vitamina D no corpo. Isso porque esta vitamina é um hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Ela é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde óssea, cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental;

Incentiva uma boa alimentação

Nada incentiva mais uma boa alimentação do que deixar a criança em contato com os alimentos in natura. Pegar frutas do pé, colher verduras e legumes e descobrir como os alimentos são processados é uma ótima maneira de fazer a criança se interessar por uma alimentação mais saudável.

Controla o sono

Nas grandes cidades, o ar poluído pode causar crises asmáticas e alergias. Já em áreas verdes, as árvores filtram o ar, que fica mais puro e fácil de respirar, sendo um dos melhores jeitos de controlar a ansiedade e estresse. 

Quando estamos em contato com a natureza também tomamos mais sol. Quinze a vinte minutos de exposição diária ajudam a estimular a produção de vitamina D e melatonina, que é responsável por regular o sono e a disposição. Dormindo melhor, você se sentirá menos cansado e, portanto, menos estressado!

Dicas Para Ter Contato Com a Natureza no Dia a Dia

Depois de conhecer todos esses motivos para ter mais contato com a natureza, confira dicas que irão te ajudar a fazer isso, mesmo que more em uma grande cidade, cheia de prédios e com pouco verde.

 Passeie nos Parques ao invés dos Shoppings

Nas grandes cidades, um dos lugares que as pessoas mais costumam visitar nos momentos de lazer são os shoppings centers, que reúnem lojas, restaurantes e cinema. Que tal incluir na sua lista visitas a um parque? Em ambientes assim poderá se exercitar, fazer um piquenique com amigos e se divertir em meio à natureza.

Cuide de plantas em casa

Mesmo que não tenha espaço para ter uma árvore, saiba que vasos de plantas podem te ajudar a se conectar mais com a natureza. Se mora em um apartamento, por exemplo, pode optar por espécies próprias para ambientes internos ou usar o espaço da sacada para criar o seu mini jardim. Colocar a mão na terra, regar, tocar as folhas, tudo isso irá contribuir com o seu bem-estar de modo geral. Por exemplo, para quem mora em apartamentos, uma das plantas indicadas é a Palmeira-leque, que com um tronco único, tem como destaque é sua folhagem, bastante chamativa. E o ambiente escolhido para a planta deve receber luz indireta e a umidade da terra deve ser constante, por isso recomenda-se a irrigação três/quatro vezes por semana, além de borrifar água nas folhas. Sendo vendido, em média, um pacote com 10 sementes no valor aproximado de| R$ 15,00.

Realize viagens com destino à natureza

Ao escolher um destino para viajar em férias e feriados, pense na possibilidade de ir para um local em que o foco seja a natureza, como, por exemplo, praia, campo ou montanhas. O nosso país conta com lugares fantásticos que certamente irão render a você momentos inesquecíveis e que te farão muito bem.

Como vimos, o contato com a natureza para as crianças contribui em diversos aspectos para o desenvolvimento infantil. Estimular essa maior proximidade com o meio ambiente deve ser uma busca constante dos pais. Com certeza, isso só trará benefícios! 

E para acontecer essa conexão, a dica é levá-los ao Arca Parque para realizarem atividades aquáticas, fazer um tour no Encantário de Pássaros e na Fazendinha de Noé e curtir o fim de semana com a Turma do Arca. Você adquire os ingressos e tem mais informações acessando nosso site.