Cuidados para ter ao viajar com crianças

Para viajar com crianças é preciso fazer um planejamento com bastante antecedência, seja pesquisando passagens, hospedagens, lugares para passear, organizando as malas e calcular custos e gastos extras que sempre estão sujeitos a acontecer. 

A experiência pode ser bem divertida e mais interessante se você planejar uma viagem mais elaborada e menos padrão com as crianças. E quando o assunto é viajar com crianças, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas é fechar pacote em resorts ou hotel fazenda. 

Se você está prestes a viajar com uma criança pela primeira vez, ,procure levá-la para destinos mais tranquilos e deixar os destinos com mais aventura para quando ele estiver maior. Estando preparado(a) e sentindo-se confiante, a viagem com filho, sobrinho, afilhado etc, pode fazer toda a diferença na sua vida e, na dele também!

Confira alguns cuidados que servem para toda a família e até mesmo para pais e mães solo que gostam de se aventurar. 

Dicas práticas para viajar com crianças

Otimize espaço na mala

Se você gosta de viajar com crianças, vai ter que aprender a fazer malas pequenas e práticas, porque, por exemplo, quem viaja em família carrega muito itens: carrinhos, cadeirinhas para carro, malas de mão, brinquedinhos, casaquinhos e ainda precisa de mãos livres para cuidar das crianças, apresentar documentos e fazer check-in.

A outra ideia é organizar lugares que caibam as suas coisas junto com as deles, por exemplo, investir em necessaires dobráveis com 3/4 compartimentos é uma boa opção para otimizar espaço. Ali podem conter objetos pessoais dos pais e dos filhos. 

Outra dica importante é colocar na cama tudo que você pensou em levar, com essa visualização fica mais fácil ir tirando o que não será essencial e o que você realmente precisa ter na mala. Separe também uma roupa para cada dia, tanto pra você quanto para os filhos, lembrando de repetir algumas peças de roupas durante os dias variando entre elas.

Tenha uma mochila para guardar itens de mão

Uma mochila grande é o ideal para levar itens de mão para toda a família. Pense nas coisas que precisam ser utilizadas com mais frequência quando se está com os filhos e em seus pertences também. Não esqueça os documentos de todos que podem estar na parte da frente, onde fica mais fácil de pegar.

Outra dica é levar uma garrafinha squeeze para os filhos na mochila também, pois evita sujar a roupa da criança quando precisar dar algum suco, por exemplo. Outra utilidade da mochila é levar os casaquinhos das suas crias para um momento de virada de tempo ou até se deparar com um ar condicionado muito gelado. É sempre bom estar prevenido.

Durante um dia inteiro de passeio, algumas atividades nos cansam e nos deixam com fome mais rapidamente, principalmente as crianças. Se você tiver filhos até 2 anos, o ideal é colocar as comidinhas dele e algumas comidinhas rápidas pra você também, como castanhas, frutas e biscoitos. Se você tem filhos maiores leve uma marmita térmica com salada de frutas, mini sanduíches naturais e um pacote de biscoito.

Previna o tédio infantil

Quem anda com crianças sabe bem que a paciência para esperar é zero. Se você precisar esperar em uma fila, precisar esperar o vôo, a comida ficar pronta, sabe que vai ter uma criança, ou mais, incomodado. 

A dica é ter sempre em mãos uma surpresinha, uma novidade, um brinquedinho para entreter seu filho ou até mesmo use a criatividade com brincadeiras para o tempo passar mais rápido.

O bom disso, é que ele também se distrai e não fica querendo comprar tudo que vê pela frente durante os passeios. Algumas dicas são: livrinhos de história, gibis, massinhas modeladoras, um joguinho, um aplicativo novo.

Escolha lugares com espaço infantil

Se possível, escolha restaurantes com espaço para as crianças brincarem e no hotel se tiver áreas e espaço para crianças ou atividades de lazer que possam te auxiliar em momentos que você precisa focar em outra coisa, é uma boa pedida.

É importante que você aproxime as atrações da viagem para a realidade infantil, chamando sua atenção para as coisas, educando-a e traduzindo o mundo para ela. Por exemplo: se for a um museu, é legal explicar que ali ficam obras importantes para o mundo inteiro e que é possível entender mais da nossa história a partir daquelas peças. Em suma, toda criança gosta de saber o porquê das coisas.

Seguro Viagem é muito importante ao viajar com crianças

Esse item é um elemento fundamental, principalmente para quem viaja com crianças, pois elas têm tendência de ficarem mais expostas a novos vírus e bactérias, além de reagirem logo a climas diferentes. Se elas gostarem de piscina, praia ou esportes radicais (adequados para a idade), o cenário pode se tornar ainda mais sensível.

Não apenas resfriados, dores de barriga e pequenos desvios podem ocorrer, como também problemas mais sérios como crises alérgicas ou quebrar um braço. Para ter suporte de um atendimento médico, que possa detectar e cuidar do problema rapidamente, um seguro viagem torna-se básico. 

Antes da viagem, procure assegurar-se de que a criança está 100%, mesmo que para isso você precise levá-la ao médico. Aproveite para fazer uma farmácia de viagem para problemas mais comuns, como espirros ou dores de cabeça, e pegue as dicas necessárias com o pediatra da criança.

Respeite o limite das crianças ao viajar com elas

Quando viajamos, criamos uma nova rotina. Algumas pessoas reclamam de acordar cedo de segunda a sexta, mas durante a viagem não perde o primeiro minuto do café! Os almoços tendem a ser bem mais tarde e caminhamos muito mais do que geralmente o fazemos durante o cotidiano. E da mesma forma que acontece no mundo adulto, as crianças também passam por uma transformação quando viajam. 

A diferença é que a criança não está tão bem preparada para aquilo, nem sempre sabe que imprevistos acontecem e que devemos respeitar os horários dos passeios, por exemplo. Além disso, a resistência de um adulto tende a ser maior do que a de uma criança, que pode cansar mais rápido ou perder o interesse por algo que leva muito tempo.

Além disso, procure conversar bastante com a criança, explicando para ela como uma viagem acontece, o que é para se esperar e assegurando que, se ela estiver incomodada com algo, é só falar com o adulto.

Imprevistos acontecem

Em qualquer viagem podem acontecer imprevistos! O importante é estar preparado e manter o bom humor, porque as crianças ficam em alerta quando percebem que os pais estão nervosos. São nestes momentos que um adulto pode tentar resolver a situação enquanto outro distrai as crianças. Quando eles são maiores, aproveite para explicar o que está acontecendo para que eles entendam o momento de tensão.

A volta

O fim das férias pode ser traumático tanto para crianças quanto para adultos, porque depois de dias juntos se divertindo. Algumas dicas são fazer um álbum com as fotos para reviver os momentos da viagem, tentar passar alguns dias juntos antes de voltar para a rotina e, se necessário, deixar os filhos dormindo juntos mais uma ou duas noites, para que a volta seja mais tranquila!

Traga as crianças para o Arca Parque!

O Arca Parque tem uma grande área verde, lago para a prática de pedalinho, remo, caiaque, StandUp Paddle e muito mais! Tudo isso disponível para todas as idades. O redário cercado pela natureza é perfeito para relaxar, mas quem quiser pode também conhecer as áreas verdes fazendo caminhadas ou passeando a cavalo ou pônei com as crianças. Além disso, vocês podem visitar a Arca de Noé, Haras Salomão, Encantário de pássaros e a incrível Fazendinha de Noé com mini animais. 

Garanta a diversão da sua família no fim de semana comprando os ingresso com desconto em nosso site.