Diversão em família é com a gente!

Ter crianças em casa é uma das maiores alegrias da vida, formando o cenário perfeito para quem quer diversão em família e reviver o sentimento da infância, aqueles momentos em que brincar era a única coisa que tinha que fazer. Mas não é só em época de férias que devemos pensar no que fazer pra ocupar as crianças, aproveite para tirá-las do sofá, respirar ar fresco e se divertir fora de casa. Esses momentos são importantes para fortalecerem os relacionamentos em família, além de uma ótima opção de entretenimento.

É fácil perceber que as nossas crianças passam muito menos tempo brincando ao ar livre do que as gerações passadas. Os videogames e a internet, acabam ganhando a atenção dos pequenos e dominando boa parte do seu dia, e mesmo sendo importantes no crescimento da criança, é necessário explorar a natureza e brincar na rua também, para que eles possam aprender a interagir com o meio que os cerca, além de estimular a autonomia e a criatividade. 

O elo para a relação e diversão em família chama-se “brincadeiras”. Quando pais e filhos estão juntos nesta aventura, o resultado só pode ser positivo. Entre as vantagens desse relacionamento, estão: ajudar na formação de vínculos afetivos positivos; transmitir à criança sentimento de afeto e segurança; ajudá-la a perceber e entender o mundo; oferecer uma ampla oportunidade de experiências e aprendizado. Ou seja, estimular a criança a brincar ao ar livre, traz uma série de benefícios para o seu desenvolvimento. 

Para ajudar você na hora de levar as crianças para explorar a natureza, reunimos aqui 07 ideias divertidas de brincadeiras para fazer ao livre, que vão entreter crianças e adultos. E o melhor, você não vai precisar de quase nada além de um dia sem chuva e um espaço tranquilo como um quintal, uma rua fechada, uma praça ou um parque. 

O bom relacionamento familiar é algo muito importante para quem deseja trilhar o caminho da felicidade, seja na vida profissional quanto na própria dinâmica familiar. Estar com quem se gosta nos dá ânimo e força para realizar nossos sonhos.

Existem muitos locais, além dos teatros, que oferecem peças infantis para assistir de forma gratuita, como algumas igrejas, escolas, centros de lazer, entre outros. Olhar a programação na internet e pedir informações aos amigos sobre os locais mais próximos de sua residência poupa tempo e te dá a opção de escolher a mais interessante e que seja ideal para cada família.

Entenda por que a diversão em família é tão importante

Nos dias de hoje, em um cotidiano sempre agitado, mal dá para passar um tempo de qualidade com a família, não é mesmo? Contudo, mesmo na agitação do dia a dia, a diversão em família deve estar no calendário de todas as pessoas, ainda que seja em um período curto da semana. Afinal, tirar um tempinho para ficar com nossos familiares traz diversos benefícios para todos os membros da família e as brincadeiras ao ar livre são ainda um excelente exercício físico e fortalecem as relações sociais.

A diversão em família contribui para a maior sensação de conforto e segurança, tanto para os filhos quanto para o casal. Ao praticar esportes ou fazer atividades juntamente com a família, uma equipe é formada e todos devem interagir trocando carinho, amizade e cumplicidade. Com isso, a relação de proximidade e amor fortalece os laços familiares.

Além disso, melhora a saúde, alivia o estresse, melhora a autoestima e o humor, relaxa dos problemas diários e do trabalho e dá a oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos objetivos.

As crianças necessitam de estímulo para seu desenvolvimento psicomotor e de maneira geral. Com atividades de diversão em família, os pais estão auxiliando esse desenvolvimento saudável em seus filhos e aprimorando suas habilidades, além de reconhecerem e vencerem suas dificuldades.

Assim como há uma melhoria na relação familiar como um todo, o casal também se torna mais unido quando há um tempo para a diversão em família. Sem maiores preocupações e divisão de tarefas, os laços do casal são fortalecidos, melhorando, assim, a relação entre ambas as partes. Adultos também são bem-vindos nesse universo lúdico, para desestressar e criar ótimas memórias de diversão em família. Afinal, todo mundo tem um lado criança que precisa ser alimentado de vez em quando.

Brincadeiras ao Ar Livre

Cabo de Guerra

Quer uma atividade que demonstre para os pequenos como a união faz a força? O cabo de guerra é perfeito para isso! Para brincar você só vai precisar de uma corda e dividir o grupo em dois times iguais, cada um segurando em uma ponta. Marque um tempo e cada grupo deve puxar um lado dela e o jogo termina quando um dos times conseguir trazer a bandeira para o seu campo ou o despertador toca.

Essa brincadeira é legal quando se tem muitos participantes, que devem ser divididos de acordo com tamanho e força. Apenas cuidado com os muito pequenos, que ainda não possuem muita coordenação motora e podem acabar sendo machucados por outro integrante ao cair no chão. É preferível que eles fiquem apenas na torcida.

Esconde-esconde

Essa é mais uma brincadeira capaz de divertir todas as idades, sendo uma excelente alternativa para brincar tanto dentro de casa em um dia chuvoso quanto fora de casa em um dia ensolarado. Enquanto uma pessoa fecha os olhos e conta até 30, os outros participantes vão se esconder. Perde quem for pego antes de conseguir voltar ao ponto inicial da brincadeira.

Siga o mestre

Esse jogo é simples! O mestre deverá fazer movimentos engraçados enquanto os demais devem tentar copiá-lo, com o máximo de fidelidade possível, e sem perder tempo ao trocar de uma pose para outra. A brincadeira faz com que as crianças fiquem mais confiantes, trabalhando a capacidade de criatividade e fazendo movimentos diferentes.

Guerra de água

Nos dias de verão, uma guerra de água é a solução para animar os pequenos e refrescar. Encha bexigas com água para jogar uns nos outros, improvise com borrifadores, ou invista em pistolas de água para tornar o jogo mais emocionante. Divida a turma em grupos e defina a área dos campos, e, assim como a queimada, cada equipe tem um turno de ataque. Ganha o time que acertar o maior número de adversários.

Pega-pega

Uma das brincadeiras mais tradicionais e populares, o pega-pega dispensa apresentações. Todos fogem, enquanto um dos participantes tenta pegá-los. Quem for pego, passa a perseguir os demais também. Uma boa ideia para deixar o jogo um pouco diferente, é transformá-lo no pega-ajuda, no qual os participantes pegos devem dar as mãos, formando uma corrente e capturando os que ainda estão livres.

Pular corda

Essa é uma das brincadeiras ao ar livre mais clássicas e sem maiores restrições para diferentes idades. É possível brincar sozinho ou em grupo, bem como usar o tronco da árvore mais próxima como uma mãozinha extra da natureza quando só houver duas pessoas dispostas (um dos pais com a criança ou irmãos, por exemplo).

O nível de dificuldade pode ser ajustado de acordo com a idade e a experiência dos participantes, variando a velocidade e o tamanho do círculo formado pela corda. Para trabalhar a coordenação motora, o jogo com duas cordas é ideal — uma mão gira no sentido horário e a outra no anti-horário.

Os menores podem começar brincando de cobrinha, feito com a corda no chão serpenteando e os jogadores passando de um lado para o outro sem tocá-la ou, então, reloginho, no qual uma pessoa no centro gira a corda e as pessoas em volta pulam para não serem tocadas por ela.

Depois de tantas brincadeiras, merecem um descanso

Fazer piquenique em um parque pode proporcionar um momento muito especial, além de ser uma ideia simples e muito prazerosa. As crianças adoram essa simples atitude, pois se sentem livres para brincar, correr e ainda degustar certas guloseimas e comidinhas que mais adoram, como sanduíches e sucos! 

Entretanto, antes de sair não se esqueça de conferir a previsão do tempo, pois em dias chuvosos esse programa é inviável. O importante realmente é todos estarem juntos e se divertir. Então, não perca tempo, comece agora a fazer um planejamento para reservar mais tempo com sua família. Aproveite para curtir o fim de semana no Arca Parque, com espaço suficiente para vocês se divertirem juntos e cheio de atividades para realizarem, como por exemplo, passear de pedalinho, à cavalo, pescar juntos, andar de caiaque, relaxar nas piscinas com água quente e espaço verde, perto do redário.

E você, como organiza seu tempo com a família? Compartilhe esse post nas redes sociais e mostre aos seus amigos a importância da diversão em família.