Pescaterapia: por que pescar faz bem?

“Tá nervoso? Vá pescar!”, diriam os mais antigos. E a sabedoria popular faz sentido. Essa atividade não só ajuda a relaxar, como proporciona outros benefícios à mente e ao corpo. Inclusive, podemos falar em “pescaterapia”.

Os benefícios da pescaterapia

Pescar faz bem porque, além de controlar os ânimos, põe você em contato com a natureza. Essa é uma ótima forma de conquistar mais qualidade de vida em meio à rotina atribulada. Ainda não se convenceu? Então confira, em detalhes, as vantagens que a pescaria proporciona aos adeptos.

1. Foco no presente

O povo brasileiro é o mais ansioso da América Latina. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população apresenta sintomas desse transtorno.

Felizmente, existem maneiras de aliviar o quadro. Uma delas consiste em prestar atenção ao presente, sem sofrer por antecipação com as contas a pagar ou a reunião de trabalho da semana que vem.

Dica: O que fazer em Trindade: viva momentos inesquecíveis no Arca Parque

A pescaria contribui para esse exercício. É preciso concentrar-se na tarefa de fisgar o peixe, sem pressa, respeitando o tempo da natureza. Qualquer distração compromete o resultado. Assim, você treina a mente para resolver um desafio de cada vez, o que aumenta a serenidade para tomar decisões.

2. Atividade física

A pesca esportiva também é considerada uma atividade física de baixo impacto. Embora não ajude a perder peso, ela melhora o condicionamento aeróbico do participante.

Arremessar a isca, manusear o caniço e retirar o animal da água são ações que demandam esforço do corpo. Até mesmo a respiração deve ser controlada, pois movimentos bruscos espantam o cardume para longe. Ou seja, a pescaterapia contribui para a força, o equilíbrio e a consciência corporal como um todo.

3. Contato com a natureza

Programas ao ar livre fazem bem para crianças e adultos, ainda mais quando envolvem o contato direto com um ambiente natural. Você se lembra da última vez em que escapou da cidade grande e respirou o ar puro do campo?

Dica: Qual a importância do contato com a natureza para as crianças?

Vale destacar, ainda, a importância do sol para o envelhecimento saudável. O astro rei estimula a produção de vitamina D, relacionada à proteção dos ossos e do sistema imunológico. Em outras palavras, pescar faz bem porque insere você num cenário que eleva o bem-estar.

4. Momento em família

E quem disse que a pescaterapia tem que ser um processo solitário? A família inteira pode participar. Aliás, essa é uma excelente oportunidade para bater papo com os pequenos sem a interferência de smartphones nem videogames.

No mais, imagine a alegria da criançada ao fisgar um peixe pela primeira vez. Com certeza será uma cena que ficará na memória de todos!

Pescar faz bem, mas onde ir?

Já deu para conhecer melhor os benefícios da pescaria. Ficou com vontade de fugir da rotina? Então visite o Arca Parque!

Aqui nós unimos diversão e tranquilidade num único lugar. Temos opções de lazer para toda a família, como piscinas, stand up paddle e, claro, o Pesque e Pague.