Saiba como economizar na viagem de férias

Planejar com antecedência e saber como economizar na viagem de férias são medidas importantes e essenciais para desfrutar de um passeio sem estourar o orçamento. E viajar é uma experiência única capaz de agregar conhecimento, cultura, bons momentos e diversão para quem tem essa oportunidade, além de ser uma ótima forma de descansar e relaxar do cotidiano. Porém, sair por aí conhecendo lugares tem um custo e o grande erro é achar que toda viagem envolve muito dinheiro.

Fazer uma viagem de longa duração pode ser mais possível e mais barato do que você imagina. Uma viagem econômica pede alguns sacrifícios, mas nada que não vá valer a pena quando você parar para ver as fotos e lembrar dos momentos incríveis. Como viajar barato é uma das maiores dúvidas de quem está planejando uma viagem!

Imagine o quanto você economiza ao escolher um destino bom e barato, ligar alertas de tarifas nos sites de passagens, viajar na baixa temporada, optar por uma hospedagem budget, trocar as refeições nos restaurantes pelas compras nos supermercados, visitar atrações grátis ou no dia em que são de graça. 

Se você também quer começar a viajar o mundo gastando pouco, vem descobrir como você pode viajar gastando pouco! Veja aqui algumas dicas de como aproveitar melhor suas viagens sem sentir no bolso.

1.  Escolha a data e o destino

Certamente, existem cidades com custos mais elevados do que outras. Se você já estipulou um valor máximo para os seus gastos, evite roteiros muito badalados onde qualquer refeição ou saída sejam muito caros.

Para acertar em sua escolha, você pode se guiar através de listas como a divulgada anualmente pelo Trip Advisor dos destinos internacionais e nacionais ou pelas dicas de sites que fornecem valores dos serviços básicos (hospedagem, refeição, transporte e outros) em diversos lugares do mundo.

 Já pensou que talvez suas viagens ficam caras porque você pode não estar indo no melhor momento para aquele destino? Quem quer viajar barato tem que tomar muito cuidado com a data que escolhe embarcar! Além disso, datas flexíveis aumentam as chances de conseguir um melhor preço de passagem. Afinal, não adianta viajar barato querendo curtir as praias e pegar uma época de chuvas, ventos e céu fechado, não é? 

Evitar períodos específicos pode ser uma das mais valiosas dicas de viagens baratas. Se você não precisa aproveitar as datas de feriados para viajar com a família e os filhos, você pode viajar fora da alta temporada. Normalmente, na época em que alguns destinos recebem eventos de grande porte, tudo fica mais caro, passagens, hospedagens e atrações.

2.  Faça um planejamento financeiro

A dica é se planejar com a maior antecedência possível para garantir melhores preços. Um passo importante para o planejamento de viagens baratas é definir o orçamento disponível para o tempo que estiver fora.  Parece que não, mas anotar cada compra faz com que o planejamento não se perca e estoure esse limite. Hoje existem vários aplicativos que ajudam a monitorar os gastos e se estiver viajando em grupos, essa dica é ainda mais importante!

Será mesmo que você precisa daquela canga que achou linda na praia? Já não tem tantas no armário? Pensar antes de comprar faz bem para o orçamento também, não só na viagem, como na vida. Não é não levar nada, é só ter um critério a mais na hora de comprar algo que muitas vezes a gente nem usa.

Além disso, o cartão de crédito pode ser um perigo para quem gosta de gastar. Para evitar se perder em gastos e fazer parcelamentos desnecessários, começando o ano afundado em dívida, a dica é juntar o dinheiro antes da viagem e durante realizar os pagamentos à vista. Assim muitas vezes você consegue desconto e mantém as despesas sob controle. Só use em último caso! Um aplicativo que pode te auxiliar na gestão do seu dinheiro é o Guia Bolso, te possibilitando ter uma visão completa do saldo, movimentações e muito mais!

3.  Crie um roteiro de viagem

Muita gente pensa que criar roteiros demanda muito tempo e pesquisa (e acredite, demanda mesmo!), por isso optam por fechar pacotes com agências de viagem ou seguir um roteiro já pronto. Mas criar seu próprio roteiro pode ser bem mais fácil do que você imagina, viu? Além de deixar sua viagem muito mais econômica.O segredo é não deixar o planejamento para última hora. 

Seja com os amigos ou em família, a boa é viajar em grupo. Assim você divide as despesas por mais gente, seja a gasolina do carro, o custo da hospedagem, as compras do supermercado e por aí vai. Essa é a oportunidade de reunir aquela galera que você adora e quase não tem tempo para ver. Dica extra que pode reduzir ainda mais os gastos: se tiver vaga no carro, ofereça carona a alguém do grupo e rache a gasolina.

O Brasil é um mundo de paisagens e viajar de carro é uma oportunidade de conhecer mais um pouco dessas maravilhas. E, se você tem conhecidos que já viajaram para o destino escolhido, converse com eles para saber boas opções de passeios, hospedagens, restaurantes e meios de transporte locais, mas também não deixe de perguntar sobre aquilo que é ruim ou não tem um bom custo benefício.

Mas caso não conheça ninguém que foi para o destino escolhido, verifique as melhores referências em sites como o TripAdvisor, Aprendiz de Viajante, Viagens Mil e diversos blog de locais mais específicos. Inclua em seu roteiro algumas praças, museus e lugares turísticos que são abertos ao público, assim você pode economizar muito. 

Prefira investir naqueles passeios que são pagos, mas imperdíveis quando estamos viajando para determinado destino. Sempre dá para explorar o mundo sem gastar quase nada! O segredo é pesquisar.

4.  Procure por locais menos conhecidos mas com visual agradável

Jogue fora a catálogo convencional de turismo e fuja do óbvio. Muitos pontos turísticos convencionais são o dobro do preço. Isso sem falar nos restaurantes e até mesmo na hospedagem. Em locais menos procurados, você encontra preços mais em conta e ainda não se estressa com o tumulto e filas até para tomar um sorvete. Além de conhecer lugares diferentes, vai fazer diferença no orçamento final.

 5.  Viaje com pouca bagagem

Essa dica é bem valiosa principalmente para quem pretende viajar por mais de um destino em uma mesma viagem. Um destes itens é a bagagem: de mão e despachada. Geralmente cada indivíduo tem direito a carregar uma única mala de mão com tamanho e peso definido. 

Fique de olho, pois não pode passar nem um pouquinho e o valor para excesso de bagagem são bem salgados. Se não tiver jeito a última dica para economizar é comprar o excesso de bagagem com antecedência pela internet, pois sai mais barato que no guichê do aeroporto. Verifique as condições de cada companhia.

Como economizar na viagem? Visite o Arca Parque!

Existem opções tanto para quem gosta de aventuras radicais, por exemplo, praticar esportes aquáticos, quanto para quem prefere a calmaria de um quiosque onde pode se alegrar enquanto pesca um peixe ou descansa no redário. E quem quer aproveitar o passeio para ser educativo com as crianças também pode conhecer o Haras de Salomão, a Fazendinha de Noé e o Encantário de pássaros.

Agora, se você quer aproveitar o fim de semana mas sem gastar muito e oferecendo muuuita diversão para a família e os amigos, precisa vir ao Arca Parque! É um parque aquático que faz com que todos se divirtam e tudo saia conforme o esperado. Para isso não ter problemas durante a curtição, você pode comprar os ingressos e atrações em nosso site com descontos especiais.