6 benefícios de andar a cavalo

Andar a cavalo é um dos exercícios mais antigos da humanidade. Mas, o que antes era considerado apenas como um meio de transporte, agora é uma forma de lazer e de exercitar o corpo!

A prática da equitação e do hipismo traz diversos benefícios para o corpo e para a mente, perfeito para quem quer ter a musculatura tonificada e melhorar a postura. Vale muito a pena experimentar!

Neste post você vai entender por que o cavalo é o melhor amigo do homem e quais são os benefícios de andar a cavalo. Vamos lá?

  1. Diminui o estresse e a ansiedade

Você sabia que a interação com animais pode diminuir o estresse? Isso mesmo! Estudos mostram que interagir com animais como cavalos diminui a pressão arterial e os hormônios que provocam a ansiedade. Também proporcionam uma sensação incrível de alívio e bem-estar, pois os pulmões e o cérebro recebem mais oxigênio durante o exercício. É muito recomendado para adolescentes no período estressante dos vestibulares, por exemplo!

  1. Ajuda no tratamento de doenças neurológicas

A chamada equoterapia é um método terapêutico usado para a reabilitação de pessoas com doenças neurológicas, como síndrome de down, paralisia cerebral, Parkinson, Alzheimer e muitas outras. É comprovado que a equoterapia proporciona uma melhora significativa na mente e no físico dos pacientes.

  1. Melhora a postura

Para galopar é preciso manter o corpo junto ao do cavalo, acompanhando o movimento. Além de ser necessário para andar a cavalo do jeito certo, isso ajuda a deixar sua postura mais ereta, o que previne problemas na coluna e deixa o corpo todo alinhado.

  1. Fortalece os músculos

Os movimentos que você faz enquanto anda a cavalo trabalham a musculatura do corpo todo, mas principalmente dos membros inferiores. Galopar trabalha no fortalecimento da parte interna da coxa e das pernas e no enrijecimento muscular, ou seja, você pode ter aquela perna torneada que sempre quis! 🙂

  1. Desenvolve o equilíbrio

A equitação também é uma grande ajuda para as crianças ganharem mais equilíbrio, força e coordenação motora. Nesse cenário rico de estímulos naturais, as crianças podem começar desde pequenininhas – muitas vezes a partir dos 2 anos de idade – a desenvolver o contato com estes animais, adquirindo até mesmo a linguagem e técnica equestre.

  1. Gera autoconfiança

Saber montar e domar um cavalo é, sem dúvidas, uma grande conquista! Desenvolver essa habilidade proporciona mais autoconfiança a adultos e crianças, ajudando a superar outros obstáculos e desafios da vida. Muitas pessoas relatam também que andar a cavalo ajudou a melhorar a autoestima, convivência e disciplina em demais atividades. São lições que devem ser levadas para a vida!

Andar a cavalo é um exercício para todas as idades. Pessoas das mais variadas faixas etárias se beneficiam dessa prática, pois é um exercício mediano que tonifica a musculatura ao mesmo tempo que trabalha com a coordenação motora, além de aumentar o vínculo dos praticantes com a natureza e renovar suas forças – tudo o que você e toda a sua família precisa experimentar!

Sabe onde você pode encontrar isso pertinho de Goiânia e região? No Arca Parque, aqui temos a disposição o Haras Salomão, com vários cavalos para cavalgar, para visitar e muito mais. Temos também um ótimo restaurante, com receitas típicas de Goiás, e muito mais. Junte toda a família e venha passar o dia com a gente!!